A recuperação patrimonial do 1.º Lactário do país

Em 2009 teve início o projecto de recuperação arquitectónica das instalações do 1.º lactário do país, a par do património móvel e do acervo documental, de modo a perpetuar a memória desta instituição e torná-la acessível à comunidade através da criação do Museu do Lactário.

Para a implementação deste projecto, contou-se com a colaboração de especialistas de cada área de intervenção: arquitectura, arquivo histórico e biblioteca, e conservação e restauro.

O colóquio reuniu os especialistas que trabalharam neste projecto para apresentarem os seus trabalhos, escolhas e desafios.

Regras e Limites na Educação dos 0-3 anos

Dr.ª Marta Antunes (ISPA)
Dr.ª Carla Fernandes (ISPA)

Definir regras e limites numa rotina diária permite que as crianças se organizem e se sintam seguras. É importante que os pais demonstrem coerência e consistência através do estabelecimento de hábitos e regras, estando disponíveis para ajudar e conter a criança, quando necessário.
Quando definimos regras temos em conta o bem-estar e o desenvolvimento da criança, potenciando a sua autonomia e estimulando a aquisição de aprendizagens
Esta formação foi vocacionada para pais e profissionais na área da Educação de Infância, dedicada às temáticas, com o objectivo de fornecer ferramentas para a melhor gestão das regras e limites na educação.

Os relógios dos pais e os horários dos filhos – desenvolvimento infantil e rotinas

Dr.ª Sara Figueiredo (Pin – Progresso Infantil)

Formação vocacionada para pais e profissionais na área da Educação de Infância, dedicada às temáticas das rotinas diárias e do desenvolvimento infantil, com o objectivo de fornecer ferramentas para a melhor gestão das necessidades dos filhos com as actividades profissionais e sociais dos pais.

foto1foto2