A Fundação Aboim Sande Lemos disponibiliza livremente algumas edições do seu acervo.

Tratam-se de obras que se revestem de particular interesse por serem exemplares raros, do início do século XX, em torno da temática da puericultura e de novas formas de assistência à primeira infância.

A vacca turina

A Vacca Turina

Dissertação inaugural em Agronomia de Carlos Ferreira Castanheira das Neves, sobre a raça leiteira turina, a produção, o abastecimento e consumo de leite em Lisboa.

Neves, Carlos Ferreira Castanheiras das (1905), A vacca turina e a sua exploração industrial e agrícola para o abastecimento de leite à capital, 2ª edição, Lisboa: Typ. da Livraria Ferin.

Alcorão das Amas de Leite, ou Marmota

Alcorão das Amas de Leite

Em 1786, Manuel Rodrigues Maia, assinando como Matusio Matoso Matos da Mata, publicou um folheto intitulado Alcorão das Amas de Leite, ou Marmota em que se vem mais claras que a luz do dia, as Metafisicas, de que usão estas sanguexugas para sacar o sangue das casas onde crião […], que espelhava a má imagem que as amas de leite tinham na sociedade portuguesa à época.

Maia, Manuel Rodrigues (1786), Alcorão das Amas de Leite, ou Marmota, Lisboa: Simão Tadeu Ferreira.

Antologia da Primeira Infância

Antologia da Primeira Infância

Selecção de poemas relativos à maternidade e à criança, feita por Maria da Piedade Lamas Aboim Ascensão Sande Lemos (1895-1961), filha do fundador do Lactário, Rodrigo Aboim Ascensão, e que foi, durante muitos anos, Protectora Assistente da instituição.

Lemos, Maria da Piedade Aboim Ascensão Sande (1968), Antologia da Primeira Infância, «Os Lactários e a Puericultura», n.º 13, Lisboa: Associação Protectora da Primeira Infância.

Berço incubador hydrothermico

Berço incubador hydrothermico

Brochura divulgativa com a descrição e funcionamento dos berços incubadores hidrotérmicos para tratamento de recém-nascidos.

Pinheiro, Ernesto (1900), Berço incubador hydrothermico, Porto: Papelaria e Typographia Academica.

Comment on crée une goutte de lait

Comment on crée une goutte de lait

Publicação sobre a instituição criada por Leon Dufour que fornecia leite às crianças cujas mães não podiam amamentar, bem como acompanhamento pediátrico. A Goutte de Lait serviu de modelo para a organização dos serviços prestados pelo Lactário

Dufour, Leon (1902), Comment on crée une Goutte de Lait, Fécamp: Oeuvre Fécampoise de la Goutte de Lait.

Crendices materno-infantis

Crendices materno-infantis

Colectânea de crenças populares materno-infantis, realizada pelo médico pediatra do Lactário, Clemente de Morais Sarmento. Era de acordo com estas superstições e práticas seculares que as mães criavam os seus filhos.

Sarmento, Clemente Morais (1957), Crendices Materno-Infantis, «Os Lactários e a Puericultura», n.º 10, Lisboa: Associação Protectora da Primeira Infância.

Le Parfait Nourricier

Le Parfait Nourricier

Brochura divulgativa de novos aparelhos pediátricos, entre eles a “Mammadeira Le Parfait Nourricier” e o “Frasco Incasse” para pasteurização do leite.

Société Anonyme Le Parfait Nourricier [189—19–], Le Parfait Nourricier: substancias, artigos, instrumentos e aparelhos de arte e de hygiene, Paris: [s.n.].

Oeuvre matternelle des couveuses d’enfants

Oeuvre matternelle des couveuses d’enfants

As incubadoras para bebés nascidos prematuramente foram uma novidade no início do século XX. A Couveuse Lion tem o nome do seu inventor, o físico francês Alexandre Lion, e foi um avanço muito significativo para a puericultura. O Lactário dispôs destes aparelhos.

Oeuvre Maternelle des Couveuses d’Enfants: fondée en 1890 pour l’élevage gratuit des enfants nés avant terme, [1896-1900], Paris: Maternité Lion.

Primeiros Conselhos às mães

Primeiros Conselhos às mães

A divulgação dos preceitos de higiene e cuidados de puericultura era uma missão do Lactário. Em 1929 foi publicada a obra Primeiros Conselhos às Mães, da autoria do médico Leite Lage, integrando a série «Os Lactários e a Puericultura», editada pela APPI. Foi reeditada em 1947.

Lage, José Júlio Leite (1926), Primeiros Conselhos às Mães, «Os Lactários e a Puericultura», n.º 3, Lisboa: Associação Protectora da Primeira Infância.