O projecto de «Recuperação do Património Histórico da Associação Protectora da Primeira Infância», desenvolvido por uma equipa multidisciplinar com formação em Ciências Documentais, História, Conservação e Restauro e Tecnologias de Informação, permitiu a conservação e restauro, o estudo e o inventário do importante acervo, possibilitando a conservação da memória e identidade de uma instituição centenária que desenvolveu uma obra ímpar no combate à mortalidade infantil.
O acervo é composto por várias tipologias de objectos relacionados directamente com a vida associativa, reflectindo os serviços em que foi organizada, a acção de beneficência que desenvolveu, as personalidades que desempenharam cargos de gerência e os utentes que por ela foram auxiliados, constituindo uma importante fonte para o estudo da sua actividade e para a investigação sobre a assistência social na cidade de Lisboa.
O acervo museológico caracteriza-se por diversidade de tipologias de objectos, sendo organizado em quatro grandes áreas.
A primeira dedica-se à Memorabilia e inclui pintura, escultura, desenho, medalhística e ourivesaria, peças encomendadas a artistas portugueses no contexto de comemorações de acontecimentos relevantes, nomeadamente homenagens ao Fundador e a Sócios Beneméritos.
Os restantes objectos foram organizados pelos Serviços existentes na Associação. Relativamente ao Serviço de Lacticologia, onde se realizava a produção de leite com gado estabulado, encontram-se utensílios, como uma balança decimal e bilhas para transporte de leite, mas também a farda completa do vaqueiro.
Do Serviço de Lactário, responsável pela distribuição do leite higiénico, existem diversos porta-garrafas utilizados pelas mães socorridas para o transporte do alimento, o qual foi distribuído duas vezes por dia, todos os dias da semana durante mais de cem anos.
O maior conjunto de acervo museológico diz respeito ao Serviço Médico. Foi possível recuperar o mobiliário, os utensílios médicos de diagnóstico e tratamento utilizados nas consultas semanais de Pediatria, bem como um conjunto de quatro incubadoras utilizadas no apoio neonatal existente neste Serviço.
Funcionando em articulação com o Serviço Médico, o Balneário-Escola foi criado para prestar cuidados de higiene às crianças socorridas, local onde as mães eram sensibilizadas para a os cuidados de puericultura. Dos objectos deste espaço, integram o acervo quatro banheiras, saboneteiras e a caldeira de aquecimento de água.
A enorme coerência entre o acervo museológico e documental possibilitou um inventário profundamente documentado, contextualizando cada objecto e permitindo a recriação de usos e espaços.
(*) imagens gentilmente cedidas por Archeofactu